Amazon Web Services: Saiba Mais Sobre Computação Em Nuvem

Amazon Web Services: Saiba Mais Sobre Computação Em Nuvem

O que é Amazon Web Services?

Também conhecida como AWS, a Amazon Web Services é pioneira quando o assunto é computação em nuvem. Foi a primeira a oferecer essa tecnologia em 2006 e vamos te explicar como isso funciona até hoje. 

De acordo com a Amazon, a AWS é uma importante ferramenta e serviço digital que ajuda as empresas a se concentrarem em seus próprios produtos e serviços, sem se preocupar com a parte negativa que vêm com a implementação de uma infraestrutura digital.

“Em vez de comprar, possuir e manter data centers e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade de computação, armazenamento e bancos de dados, conforme necessário.” – Amazon

Essa resposta, embora abrangente, realmente não captura a magnitude do que a AWS realiza.

Por que a AWS é importante?

De acordo com o Seattle Times, a AWS permite o streaming do Netflix sem falhas. Ele hospeda ferramentas digitais de design de medicamentos do tipo que levou à vacina COVID-19 da Moderna. Os Seahawks (time de futebol americano) usam seu poder de computação para analisar dados de jogos e a infraestrutura não para por aí. Ela também dá suporte à logística da Amazon, ajudando a encaminhar mais de 2,5 bilhões de pacotes todos os anos para o endereço certo.

Não apenas suas aplicações práticas parecem infinitas para negócios e setores de todos os tipos, mas também funciona com empresas que podem ser consideradas concorrentes, como a Netflix.

A Netflix conta com a AWS para fazer o trabalho pesado de gerenciamento da infraestrutura necessária para tornar a Netflix a melhor experiência de streaming. Essa parceria cria agilidade operacional na medida em que ela pode se concentrar no que faz de melhor (entregar filmes e programas de alta qualidade de sua equipe de produção interna) sem ter que se preocupar com a questão complexa e mundana de hospedagem.

Parcerias Estratégicas

Mas espere: o Prime Video (streaming da Amazon) não é um canal para a Amazon competir com a Netflix? Por que a Amazon deixaria a Netflix hospedar na AWS?

Essa é uma pergunta justa. 

A resposta simples é que a Amazon ganhará muito mais receita com o sucesso da Netflix do que competindo diretamente com ela.

A Netflix é uma empresa de nicho com um produto muito específico (filmes e programas de TV) que opera mais como a HBO. A Amazon, por outro lado, é um mercado de comércio eletrônico, um provedor de soluções de tecnologia e um inovador digital. 

Embora a Prime Video tenha seu próprio estúdio interno, é simplesmente uma divisão dentro de uma grande empresa que oferece uma ampla gama de produtos e serviços.

Desde o início, a Amazon é curadora e vendedora de conteúdo e produtos que já existiam, começando, por exemplo, com livros. Esse modelo permaneceu basicamente o mesmo com a aquisição de direitos de streaming para Prime Video e sua plataforma de streaming gratuito, IMDb TV, a última das quais se concentra em alavancar o crescimento insano da publicidade OTT.

A “Era Lego” da Tecnologia

Muitos assumem incorretamente que só porque uma empresa é grande, como a Netflix, eles devem estar construindo tudo do zero. Mas quando se trata do modelo “construa ou compre” de soluções de tecnologia, não há razão para que cada empresa construa sua própria infraestrutura para dar suporte a seu objetivo final. Na verdade, essa era a velha maneira de fazer as coisas.

Antes da AWS, a maioria dos engenheiros de uma determinada empresa dividia o tempo 70/30 entre a construção da infraestrutura digital e o desenvolvimento de novos produtos. 

Agora, é o oposto. 

Uma vez que a AWS funciona como os blocos de construção fundamentais da Internet como a conhecemos, as empresas têm o poder de construir seus negócios com muito menos capital, dando origem a startups baseadas em aplicativos como o Airbnb.

Conforme a Amazon cresce e evolui, ela se torna quase um utilitário em muitos aspectos – uma peça necessária de infraestrutura que permite que milhares de empresas e milhões de empreendedores tenham uma vantagem logo de cara.

Se você deseja expandir seus negócios na Amazon, nós podemos ajudar! 

Entre em contato e encontraremos a solução certa para você.




Inscreva-se na newsletter da Macarta