Guia Completo da Semana do Consumidor 2022: História, Dicas, Amazon e Clientes

Guia Completo da Semana do Consumidor 2022: História, Dicas, Amazon e Clientes

Você com certeza já ouviu falar sobre o Dia do Consumidor, mas será que sabe de onde veio essa data e qual é o impacto aqui no Brasil?

História 

O Dia do Consumidor é uma das datas criadas pelo comércio para incentivar o consumo e é o segundo período mais importante do ano depois da Black Friday. A data foi criada em 1962 por John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos na época. Porém, no e-commerce, a data é super móvel e não existe uma regra fixa como a Black Friday que acontece toda última sexta-feira do mês de novembro. 

Curiosidades 

A data também celebra o Código de Defesa do Consumidor que entrou em vigor no Brasil no dia 11 de março de 1991. Assim, além de incentivar o consumo, também promove o conhecimento geral sobre as leis do Código de Defesa do Consumidor. Legal, né?

Em 2021, os descontos da Semana do Consumidor na Amazon chegaram a 70% em diversas categorias – eletrônicos, cuidados pessoais, moda, casa, escritório e livros. Esse ano tem tudo para ser o melhor ano de vendas da plataforma e nós já estamos a todo vapor para ajudar nossos clientes a escalarem suas vendas.

Dicas Para Os Vendedores 

Em épocas comemorativas, é importante ter o conteúdo dos seus produtos completamente otimizados para que o algoritmo da Amazon apresente seus produtos com prioridade e sem falhas. Você pode começar sua otimização pelas imagens dos seus produtos, como o exemplo abaixo: 

Além disso, ter um título atualizado conforme as regras da Amazon é essencial para uma conversão de sucesso. Um bom título precisa ser objetivo, mas ainda ter as keywords principais alinhadas com as principais variantes daquele produto. 

Por exemplo, um dos nossos clientes é a Post-it. Um bom título para um produto da marca é “3M, Post-it, Calendário Semanal – 2 Blocos ”. Assim você fala sobre a marca, o tipo de produto e as variações que são importantes para que o cliente faça uma escolha – a cor, a quantidade de blocos ou folhas. Aqui tem mais um exemplo:


Por fim, uma página de produto otimizada deve levar em consideração os 6 pontos abaixo:

Mídia Em Datas Comemorativas 

O tráfego pago te ajuda a aumentar as vendas no dia a dia, mas funciona ainda melhor quando temos alguma data comemorativa. Aqui na Amazon existem duas opções de tráfego: os Anúncios Patrocinados ou a Mídia Programática

Os Anúncios Patrocinados, por sua vez, podem ser divididos entre Marca Patrocinada, Display Patrocinado ou Produto Patrocinado

Por exemplo, os Sponsored Brands (Marcas Patrocinadas), aparecem na parte superior da página de resultados da sua pesquisa, enquanto os Sponsored Products (Produtos Patrocinados) também aparecem nos resultados da pesquisa, mas abaixo das Sponsored Brands e na página de detalhe de outros produtos. É sempre bom garantir que seu produto apareça junto com a concorrência, né?

Vamos a um exemplo prático. Ao procurar por “gin” na barra de pesquisa da Amazon, o usuário vai ser impactado pelas nossas campanhas de Sponsored Brand e Sponsored Products de Bombay.

A primeira posição é da campanha de Sponsored Brand: ao clicar no logo ou no título, o usuário será redirecionado para a Brand Store de Bombay, ao clicar no produto, o usuário será redirecionado para a página de detalhe do produto clicado. 

Logo abaixo temos as campanhas de Sponsored Products, onde o clique levará diretamente à página de detalhe do produto. Abaixo tem um exemplo de como as campanhas de Sponsored Brands e Sponsored Products aparecem dentro da plataforma:

É muito importante sempre termos as campanhas de Sponsored Ads ativas dentro da plataforma, mapeando todas as keywords relevantes para a marca e categoria, englobando as palavras chaves dos concorrentes e produtos complementares também.

Por outro lado, temos a Mídia Programática que atua com Display ou Vídeo e utiliza a alta capacidade de segmentação para encontrar aquele usuário que faça sentido para marca, ou seja, é uma estratégia positiva porque favorece a redução de dispersão nos investimentos de mídia. 

No fim, você paga apenas por usuários (os consumidores) que possuem afinidade com a sua marca e produto. O objetivo é ganhar o máximo de espaço publicitário possível sem pagar caro e ainda ter alta relevância. Será que você já viu um dos anúncios por aí​​?

Mas os dois tipos de tráfego têm algo em comum: sempre podemos segmentar as campanhas por Categorias de Produto ou Targeting – uma forma de escolher alguns produtos semelhantes ao seu e usar como direcionamento para a audiência. E fique tranquile, nossos especialistas vão analisar as características das suas campanhas e sugerir sempre a melhor estratégia. 

Em datas comemorativas, a estratégia fica ainda mais em evidência: nós trabalhamos em três momentos – o warm-up, uma estratégia focada na semana antes da data, depois o próprio período do evento e por fim uma semana depois para alcançar a maior camada possível de usuários. 

Ainda bem que somos especialistas e entregamos resultados incríveis com estratégias personalizadas para cada um dos nossos clientes. Quer saber mais? 

Clica aqui:  

No Comments

Post a Comment




Subscribe to the Macarta Newsletter