CANNES LIONS 2025 – 5 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ DEVERIA IR NO PRÓXIMO ANO
Se você trabalha com publicidade, Cannes é o lugar ideal para fazer negócios. Marcas, agências, MarTechs e muito mais – a nata do ecossistema de mídia digital está em Cannes em junho.
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é a ‘crème de la crème’ do mundo da publicidade. É por isso que eu digo e repito – se você faz parte dessa indústria, você deveria tentar ir no próximo ano. É uma ótima oportunidade para fazer networking e abrir portas para novas parcerias em potencial.
Este ano, enviamos cinco representantes da MindgruveMacarta para o evento. Aqui está o nosso resumo de por que este festival vale a viagem.
POR QUE VOCÊ DEVERIA ESTAR NO CANNES LIONS DO PRÓXIMO ANO?
1 – APRENDER A LIDAR COM FOMO EM EVENTOS
Durante o Festival de Cannes Lions há muitas coisas para ver e fazer o tempo todo, então é importante lidar com o FOMO (Fear of Missing Out, ou ‘medo de perder algo’ em tradução direta) para poder aproveitar ao máximo, e sem culpa. Com tantos eventos e programações acontecendo todos os dias, é vital pré-estabelecer sua agenda e interesses para o festival. Isso ajudará a evitar que você se perca na avalanche de programações e ajudará a manter o foco nos eventos e reuniões que fazem mais sentido para você e sua empresa, otimizando assim seu tempo em Cannes.
Claro, tudo pode sempre mudar, mas o objetivo é ter um plano e, se surgirem oportunidades melhores, as rotas podem ser realinhadas. Ter um plano detalhado de tudo o que estava acontecendo em Cannes em cada dia, manhã, tarde e noite, ajudou nossa equipe a ter visibilidade sobre quais eventos eram mais importantes para cada pessoa participar e priorizar a cada dia da semana.
Falando em FOMO, convidados pelo Mercado Ads, tivemos a oportunidade de jantar com Patrick J. McGinnis, criador do conceito de FOMO.
Em parceria com o Mercado Livre (número 1 no mercado online na América Latina e também vencedor do Grand Prix Cannes Lions 2024 na categoria Mídia), Patrick também criou o conceito de FOMA – medo de perder audiência.
2 – FORTALECER RELAÇÕES COM CLIENTES E PARCEIROS
Muito além de reuniões estruturadas, em Cannes você tem a oportunidade de passar um tempo se divertindo com seus melhores parceiros e clientes. A chance de interagir sem as restrições das formalidades corporativas permite formar um vínculo pessoal, o que pode fortalecer as relações de negócios e consolidá-las para o futuro.
Outro ponto positivo é que você pode reunir parceiros de diferentes países em um só lugar, ampliando significativamente essa troca de ideias e facilitando comunicações que no dia-a-dia podem ser dificultadas pelos fusos horários e agendas.
3 – EXPANDIR SEU NETWORKING
Durante o Festival Cannes Lions, o carnaval da publicidade, todos estão abertos a conversar e interagir. Isso é muito valioso, pois abre portas para conhecermos e nos conectarmos com muitas pessoas interessantes no nosso mercado. Muitas dessas pessoas são potenciais novos parceiros e clientes, e algumas não terão absolutamente nada a ver com a nossa indústria, mas conexões – sejam elas diretamente impactantes para o nosso negócio ou não – são sempre importantes.
Para que uma parceria funcione de verdade, é necessário abordá-la com uma mentalidade igualitária, onde ambas as partes têm algo a ganhar. Se você apresentar você e sua empresa como verdadeiros parceiros, trabalhando ativamente para ajudar uns aos outros, você abrirá mais portas para relacionamentos duradouros.
4 – FICAR ATUALIZADO COM OS TÓPICOS DE TENDÊNCIA MAIS RELEVANTES DO MERCADO
O festival é conhecido por suas festas e eventos exuberantes, mas não subestime o valor dos painéis e palestras que acontecem durante o dia. Além do próprio festival, há várias ativações espalhadas pela famosa La Croisette. A praia é tomada por estandes de grandes empresas de tecnologia como Amazon, Meta, TikTok, Spotify e, na costa, todos os hotéis também têm muitas ações de diferentes empresas acontecendo simultaneamente.
Como mencionado no ponto 1, é nesse ponto que é importante planejar com antecedência e priorizar quais eventos você gostaria de participar. Reserve um tempo para selecionar os tópicos que deseja aprofundar e/ou decidir quais ativações o colocarão diante das pessoas e parceiros potenciais com quem você gostaria de conversar.
Uma das nossas ativações favoritas foi A’Maison: The House of Amazon no Amazon Port. Com vários espaços interativos e uma agenda muito completa, tivemos a sorte de participar de alguns eventos realmente legais e exclusivos. Um destaque do evento Amazon AdTech foi quando Marcus Startzel, Diretor Global de AdTech da Amazon Ads, discutiu a importância dos dados primários para planejar, ativar e medir em um mundo centrado na privacidade. A equipe MindgruveMacarta adora participar desse tipo de discussão, pois essa tem sido uma parte central da nossa estratégia baseada em soluções há muito tempo. Pudemos navegar pela Côte d’Azur com nossos parceiros da Amazon e desfrutar de conversas relevantes e voltadas para o futuro.
Outra ativação que vale a pena mencionar é o EQUALITY LOUNGE® da The Female Quotient, onde o foco estava nas discussões para fechar a lacuna de gênero. Em vários painéis, grandes líderes femininas falaram sobre o que enfrentaram como mulheres em seus ambientes de trabalho e os desafios que tiveram em crescer em suas carreiras, muitas delas explicando que tiveram que trabalhar mil vezes mais do que seus colegas homens para o mesmo crescimento. Quando vejo esse tipo de conversa (com mais frequência do que gostaria), sinto-me muito sortuda e grata por sempre ter estado em ambientes de trabalho saudáveis que priorizam a igualdade de gênero. Tenho orgulho de que grande parte das nossas posições de liderança na MindgruveMacarta sejam ocupadas por mulheres incríveis.
5 – PARTICIPAR DE UM PUB CRAWL PUBLICITÁRIO
Como mencionado acima, a cidade foi tomada por várias ativações, e praticamente todas elas terminam o dia com um happy hour regado a rosé. É comum ver o pub crawl (um tour entre bares feito em grupo) de Cannes acontecendo e as pessoas pulando de ativação em ativação, aproveitando tudo o que cada uma tem a oferecer.
Um ponto importante que precisa ser destacado: A noite não termina até que todos se encontrem no Martinez.
O Martinez é um hotel tradicional em Cannes, localizado na famosa La Croisette. Todas as noites, os jantares e festas terminam no Martinez. A rua fica cheia de gente e lotada até as primeiras horas da manhã – não apenas nos finais de semana. Não se sinta pressionado a beber mais do que se sente confortável, mas passe um pouco de tempo nos locais “after-hours”. É aqui que acontece o melhor networking. Afinal, os negócios são conduzidos por pessoas, e as pessoas gostam de relaxar de vez em quando.
CONCLUSÃO
Ir a Cannes pode ser um investimento caro, mas ele se paga com dividendos. Há amplas oportunidades para fazer networking, aprender e crescer o seu negócio.
Quer fazer uma pergunta ou saber mais? Entre em contato conosco hoje mesmo.